segunda-feira, 21 de março de 2011

Imperfeição .

"  I just want to be perfect..."
Black Swan

Hoje, navegando por aí na internet, descobri que o problema que eu tenho nas pernas é pior do que eu imaginava... É isso aí... Cansei de esconder!
Gente, tá aí o meu segredo... São essas coisas isso que me causam tantas dificuldades no ballet...:
Genu valgum = Perna em "x", pés tortos e problemas na coluna!
Acho que desde que aprendi a andar, eu tenho problemas nos pés, pernas e coluna...

> Como tudo começou...
Quando eu tinha uns 12 anos sentia dores fortes no joelhos e em toda a canela, daí, fui ao ortopedista com minha mãe, e ele disse que eu deveria fazer natação porque melhoraria a situação das pernas em "x", junto a da fissura que eu tenho na tíbia esquerda, além dos problemas na coluna: pequena cifose,  pequena lordose, escoliose, isso tudo somado aos feios pés pronados!
Descobri que tudo isso me pertencia, depois de descobrir que eu tinha periostite na tíbia... Uma inflamação (também chamada de 'canelite') ao longo da minha tíbia... Que causava muitas dores durante as aulas de educação física.

>Explicando...
Meus pés são pronados, ou seja assim ó:

Pisada Pronada
- Aquela em que a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
- A pronação é um problema de hipermobilidade .
A pisadura pronada causa, além de outras coisas, dor na parte medial do joelho, joanete, tendinite do tibial posterior e a famosa Síndrome do estresse tibial medial- a minha querida periostite medial tibial ( a "bendita" fissura óssea que causava tanta dor!).
A pisada pronada somada a periostite tibial, causam o movimento de rotação inversa da patela,  quando eu faço um plié ou qualquer posição de joelhos dobrados en dehors, por exemplo,  sinto um imenso desconforto e muita, muita dor... Sinto minha patela fora do lugar, quando forço o en dehors.

Periostite
Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse do Medial Tibial ou Periostite Medial de Tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e musculos da Tibia, podendo se tornar fratura por estresse. É comum em atletas que praticam futebol, tênis, ciclismo, corrida e ginástica olímpica. 
OBS: Periostite é a inflamação do periósteo, a membrana mais externa do osso. Nele se encontra a inervação óssea sendo a unica condição de dor óssea quando esta estrutura é afetada.
[by wikipedia!]

Ou seja, adquiri periostite por causa do meu pé torto e escoliose porque tinha periostite principalmente na tíbia esquerda, e com o tempo, minha coluna foi sendo prejudicada por causa das pernas tortas somada a má postura, dái passei a ter:

Escoliose, Cifose e Lordose, que são os seguintes desvios na coluna:



Genu Valgum - Perna torta!
Não gente, eu não esqueci de falar da minha querida perna torta, mas acredito que no meio disso tudo, ela é o "menos pior" dos casos, pois assisti um video onde a Cecília Kerche diz que tem isso também!! E que no caso dela foi o que a levou a começar o ballet com 8 anos de idade
"minha mãe me levou ao ortopedista e o doutor constatou que minhas pernas eram em 'x', tinham um defeito eram em 'x', e o ballet iria corrigir isso... Mal sabia ele que anos mais tarde isso seria o requisito básico para ser uma bailarina de linhas clássicas, né...!"
> Confira o video dessa entrevista, clique aqui.

A perna em "x", como o nome já diz, é a perna em formato de x, como uma tesoura. Esse problema é bem mais presente em mulheres adolescentes e adultas, pois é decorrente de um maior desenvolvimento do quadril. Consequentemente, o fêmur terá que se "afastar", ou seja, acompanhar o densevolvimento do quadril, já que os dois são "encaixados". Logo, as pernas serão hiper estendidas. Esse processo que deixa a perna com esse formato.
A perna em "x" não tem cura, mas com o desenvolvimento muscular das coxas, é possível deixar de sentir dores e desconfortos.
No ballet, os malefícios são: 
  • Dificuldade em manter as posições de pé, principalmente a 1ª e a 5ª;
  • Dor e sobrecarga nos joelho;
  • Manter o eixo nas piruetas é mais difícil;
  • Sentir o joelho estalar nos pliés e grand pliés;
  • Certa dificuldade no balancé.
Mas apesar de todas essas coisas ruins, a perna em "x" é considerada muito bonita no ballet! Isso porque ela oferece maior desenho corporal, ou seja, as linhas corpóreas são mais bonitas em quem tem esse problema. 
[by bailarina de corpo e alma!]

>Voltando aos fatos...
O médico, então, me proibiu de fazer atividades físicas até os 15 anos. inclusive andar de bicicleta!... Depois, teria de fazer uma revisão para verificar o problema da fissura e da coluna (já que os pés, bem como as pernas não teriam solução).
O tempo passou e, toda vez que dobrava os joelhos para qualquer coisa ouvia e sentia estalos, dor, desconforto e etc... E é assim até hoje.

A fissura que eu tinha na tíbia esquerda, acredito que ainda está aqui, incomodando, doendo e ultimamente acho que estou reconhecendo as dores da periostite (canelite), principalmente quando abaixo nos pliés e foundus, ai que dor!
Mas o maior "ai!" não é o de dor, é o de medo... Eu tenho medo de que mais uma vez o ortopedista me proiba defazer atividades físicas... E tenho medo que essas dores e desconfortos, falta de equilibrio e dificuldade para esticar as pernas continuem sendo as minhas maiores barreiras... são muitos problemas para um corpo só, para só um par de pernas.
Eu sei que no ballet, temos que superar nossos limites...
Mas as maiores barreiras não são as que estão à sua frente, que são impostas por algo ou por alguém... E sim as que estão em você.


#Tá difícil! Hoje eu queria mudar o impossível...

3 comentários: